Abstract
O presente artigo visa abordar as práticas e desafios do professor universitário na contemporaneidade e na construção do conhecimento, tendo em conta seu papel no contexto actual buscando fazer com que o corpo discente participe da sua formação através da integração e cooperação de todos, uma vez que o papel do docente nos dias de hoje ,está voltado ao estimulo da busca pelo conhecimento, à motivação dos alunos a aprender, a ter senso crítico, a ser um formador de opinião e não só repetir o que lhes foi passado. Na investigação deste artigo realizou-se uma pesquisa exploratória com a técnica de pesquisa bibliográfica em livros, e artigos/este trabalho objetiva enfocar o papel do professor na busca do conhecimento/auxiliando o aluno universitário na interpretação do que lhe é ensinado. para que o mesmo consiga aplicar os ensinamentos no seu dia-dia profissional ou mesmo pessoal. Isto fortalece a compreensão de que é necessário manter um trabalho reflexivo sobre as práticas que permeiam a profissão docente e que dão continuidade ao processo de ensino.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-056