Abstract
Introdução: competências de planejamento, metodologias e estratégias didáticas, avaliação e peculiaridades da interação professor-aluno na condução de pesquisas tendo em vista que os futuros doutores necessitarão destas habilidades para o alcance de resultados junto a seus futuros orientandos. Método: Estudo exploratório, de validação, quali-quantitativo desenvolvido entre março 2020 a março de 2021, recorte de pesquisa de estágio pós doutoral, que validou, sob a ótica de alunos de pós-graduação/recém doutores, uma matriz de competências na condução da tese de doutorado no formato de e-rubrica. Para avaliação foram abordados 6 juízes. Os dados foram coletados através do software SurveyMoney®. O instrumento de avaliação era representado em forma de item, pontuados em escala tipo Likert e concordância mensurada pelo IVC (índice de verificação de concordância). Resultados: A amostra composta por indivíduos de ambos os sexos, com idade média, 30,33 ±6,81 anos, vivendo em união estável, cursando ou tendo cursado doutorado, no Ceará/BR, nas áreas de ciências da saúde, exatas e da terra. Conclusão: Houve uma elevada concordância em todos os critérios avaliados (relevância, adequação; precisão e explicação da evidência).
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-053