Abstract
O presente artigo discorre sobre as interfaces entre
educação e Filosofia contemporânea, tendo como
referência fundamentos da Teoria Crítica,
apresentando uma abordagem sobre educação a partir
de Theodor Adorno e seu papel no processo de
esclarecimento e emancipação do sujeito. Embora
Adorno não tenha escrito um tratado sobre a educação,
trouxe grandes contribuições em suas obras para essa
temática. Nas discussões filosóficas apresentadas pelo
Iluminismo, em especial com Kant, a sociedade
caminhava a passos largos para o esclarecimento,
representa um pensamento que é questionado nos
textos construídos por Adorno e outros expoentes da
Teoria Crítica, pois segundo eles, a formação que se
instalava, por meio da sociedade capitalista, não serviu
para tornar a sociedade melhor, pelo contrário, levou
o homem para um caminho de competição e barbárie,
em que a formação humana passou a ser vista como
meritocracia. Vale ressaltar que a metodologia do
artigo é de cunho bibliográfico e documental o que
possibilitou ir direto às obras e textos para analisarmos
o que aqui apresentamos. A discussão resultou na
compreensão de que a educação quando devidamente
ofertada e trabalhada, é por excelência, o caminho e o
instrumento capaz de retirar o homem da
semiformação no qual ele se encontra, eliminando as
possibilidades de outras barbáries contemporâneas.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-023