Abstract
Hoje temos consciência de que o ser humano evolui em consequência da sua interação sensorial com o mundo, construindo a sua intrincada relação de ações condicionadas pela perceção do que o rodeia e pela sua capacidade de criar e relacionar com o que apreende.
O conhecimento resulta de um processo de aprendizagem complexo, variável de indivíduo para indivíduo, mas que pode ser compreendido, sistematizado e definido.
Biggs e Collis elaboraram uma teoria, denominada Taxonomia SOLO, que nos fornece parâmetros para analisar e classificar os conteúdos de um processo de aprendizagem, através da descrição dos processos envolvidos na dialética pergunta/resposta, numa escala de complexidade. A dialética pergunta/resposta é, na sua génese, a ferramenta essencial de um momento determinante do processo de ensino – a Avaliação.
Este artigo apresenta uma análise de um processo de Avaliação qualitativa, tendo por base provas de avaliação da disciplina de matemática num contexto determinado e num período de tempo concretamente definido, através da análise e categorização de quatro questões dos diversos conteúdos avaliados. Como metodologia, seguimos os pressupostos da Taxonomia SOLO, num modelo de categorização desenvolvido e adaptado, onde seguimos uma matriz de classificação das questões que entendemos ajustada ao objeto da análise e fiel aos pressupostos de base.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-015