Abstract
Este artigo apresenta levantamento das produções
científicas publicadas no Catálogo da Capes no Brasil,
tendo como base as dissertações e teses de doutorado
que tratam do tema: Educação Infantil Quilombola.
Para realizar foi preciso utilizar nove Descritores que
são: “Educação Infantil”, “Educação Infantil
Quilombola”, “Infância Quilombola”, “Infância
Pantaneira”, “Identidade Pantaneira/Quilombola”,
“Identidade Quilombola”, “Identidade Pantaneira”,
“Diversidade Cultural e Infância”, “Diversidade e
Infância”. Tendo como limites temporais período de
dez anos considerando de 2009 á 2018. Para coleta
dos dados utilizou-se a plataforma Catálogo de Teses
e Dissertações da Plataforma da Capes. Após realizar
o levantamento e análise, foi feita uma criteriosa
leitura dos resumos de todos os trabalhos encontrados
de acordo com o filtro, para ver quais dissertações e
teses contemplam correlações com a temática
educação infantil quilombola. O balanço nos aponta
que há necessidades de ampliar pesquisas sobre a
etapa inicial da educação básica principalmente na
modalidade quilombola
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-013