Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

As novas competências docentes frente aos desafios digitais

Carvalho ASM;
Mesquita TB;
Silva JRSe;
Silva ISe;
Trinta VRV;
Melanias PRP;
Filho ACSR;
Araújo AM

Aline dos Santos Moreira de Carvalho

Thais Barros de Mesquita

Joab Renan da Silva e Silva

Ivaneide da Silva e Silva

Valeska Rogeria V Trinta

Paulo Raphael Pereira Melanias

Afonso Celso S Ribeiro Filho

Antonio Marcondes Araújo


Abstract

Este artigo aborda o cenário em constante evolução da educação no contexto digital e examina as novas competências exigidas dos docentes para enfrentar os desafios impostos pela tecnologia digital. A revolução tecnológica trouxe mudanças substanciais na forma como a informação é acessada, processada e compartilhada, impactando diretamente a prática pedagógica. Nesse contexto, os educadores enfrentam a necessidade de adquirir habilidades que vão além do domínio de ferramentas digitais, abrangendo a integração efetiva da tecnologia no currículo, a promoção da alfabetização digital entre os alunos e a personalização do aprendizado. Além disso, os professores devem desenvolver competências em comunicação digital, avaliação autêntica, ética digital e colaboração interdisciplinar. Essas competências não apenas capacitam os educadores a se adaptarem às demandas da era digital, mas também capacitam os alunos a se tornarem aprendizes autônomos, críticos e cidadãos responsáveis em um mundo cada vez mais digitalizado. Portanto, a compreensão e a implementação eficaz dessas novas competências docentes são cruciais para o futuro da educação e da sociedade como um todo. Este artigo destaca a importância de políticas educacionais de apoio, desenvolvimento profissional contínuo e inovação na educação para capacitar os docentes a atenderem às exigências dos desafios digitais e a preparar os alunos para o sucesso no século XXI.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-054


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Thais Barros de Mesquita, Joab Renan da Silva e Silva, Ivaneide da Silva e Silva, Valeska Rogeria V Trinta, Paulo Raphael Pereira Melanias, Afonso Celso S Ribeiro Filho, Antonio Marcondes Araújo

Author(s)

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Thais Barros de Mesquita
  • Joab Renan da Silva e Silva
  • Ivaneide da Silva e Silva
  • Valeska Rogeria V Trinta
  • Paulo Raphael Pereira Melanias
  • Afonso Celso S Ribeiro Filho
  • Antonio Marcondes Araújo