Abstract
O Programa Saúde na Escola surgiu com a intenção de desenvolver, por meio da intersetorialidade entre Educação e Saúde, ações de saúde voltadas aos alunos da Educação Básica da rede pública. A promoção da saúde relacionada ao ambiente escolar promove a transformação da realidade, e com isso, o incremento na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Para tanto, as ações entre os setores educacionais e de saúde exigem integração mútua e colaboração integrada. Entre as metas do Plano Nacional de Educação 2014, estão ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Dessa forma, este estudo teve como objetivos conhecer o status da pactuação das escolas de Educação Básica do Litoral do Paraná, levantar o conhecimento que os profissionais da educação dos municípios têm sobre o Programa Saúde na Escola e identificar as percepções dos profissionais da educação sobre seu impacto. O estudo foi do tipo descritivo- exploratório documental e de campo, com análise quantitativa e qualitativa dos dados levantados. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados entrevistas livres e um questionário elaborado no Google Forms que foi respondido remotamente. Participaram o estudo profissionais da educação e da saúde. Os resultados apontaram para uma baixa ou inexistente articulação entre Educação e Saúde no desenvolvimento do Programa, uso de estratégias tradicionais para ações no eixo da promoção da saúde, e pouco conhecimento sobre o Programa por parte dos profissionais da Educação. Os resultados evidenciaram a necessidade de formação dos profissionais da educação, tanto atuantes nas escolas, como integrantes das Secretarias de Educação e Saúde, como condição fundamental para o desenvolvimento exitoso do Programa Saúde na Escola.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-045