Abstract
A crise climática significa um clima instável com variações extremas com mais furacões, secas, inundações, incêndios, desaparecimento de espécies, aumento do nível dos oceanos, dentre outros. Como resultado ocorrem muitas mortes relacionadas aos incêndios, ondas de calor extremo, inundações e deslizamentos que causam enormes prejuízos econômicos. O comportamento para a sustentabilidade ou “sustainability mindset” referem-se as ações individuais dos humanos, hábitos e decisões que procuram atender as questões relativas a todas as dimensões da sustentabilidade, ou seja, que procuram trabalhar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades. O consumo é uma grande preocupação, pois amplificam os problemas ambientais e não necessariamente se traduzem em comportamento de compra consciente de produtos verdes. A relação entre a conscientização sobre problemas ambientais e o comportamento de compra consciente de produtos verdes é um assunto intrigante e complexo. Embora cada vez mais pessoas estejam cientes dos desafios ambientais que o nosso planeta enfrenta, essa conscientização nem sempre se traduz em ações concretas de compra que promovam a sustentabilidade. Existem várias razões para essa aparente desconexão, que vão desde fatores psicológicos e sociais até limitações práticas. Esse trabalho pretende explorar os aspectos que motivam, ou não, aquisição de produtos de fontes renováveis que atendam aos requisitos da sustentabilidade.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-043