Abstract
Introdução: A avaliação escolar desempenha um papel fundamental no Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). Deste modo, para que o processo avaliativo ocorra sem sobressaltos é necessário um conjunto de procedimentos que dependem de ações conjuntas de todos os intervenientes desde pais, alunos, coordenadores pedagógicos e o professor. Objetivo: Revisar sobre o papel dos Modelos de Avaliação na Qualidade do PEA. Revisão bibliográfica: A importância da avaliação diagnóstica na qualidade do PEA se dá na maioria das vezes pela circunstância da heterogeneidade de alunos que chegam numa nova instituição, classe ou disciplina. Por sua vez, a avaliação formativa serve para que de forma contínua o PEA seja nutrido, dando espaço para ajustes no decorrer do processo, uma vez que o seu objetivo é sanar paulatinamente as lacunas identificadas, garantindo a aprendizagem plena dos alunos. Por último, a avaliação somativa centra-se nos resultados e nos impactos de tais resultados, classificando os alunos de forma quantitativa em notas (aprovado ou reprovado). Considerações finais: Assim para que haja qualidade na avaliação do PEA, é necessário que esta centre-se na análise preliminar, contínua e classificatória, devendo respeitar os aspetos qualitativos e quantitativos do PEA, tendo em conta os objetivos teóricos da disciplina, do currículo e do curso.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-028