Abstract
O paciente com dor torácica é o grande desafio para a equipe do setor de emergência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A maioria das cidades não possui um pronto atendimento especializado em dor torácica, e também não tem um protocolo clinico para o diagnóstico de pacientes portadores de Síndrome Coronariana Aguda (SCA). Neste trabalho, aplicou-se um questionário e identificou-se as principais dificuldades para o atendimento do paciente com dor torácica, sendo sugerida a implantação de um protocolo clínico para atendimento deste paciente. A análise das respostas deste questionário mostrou a necessidade da atualização de conhecimentos da nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da realização e interpretação do eletrocardiograma (ECG), sendo também constatada demora no tempo para atendimento do paciente e para liberação do resultado da quantificação de troponina. O fato de não haver monitoramento do paciente, nem de um profissional especialista para a discussão do resultado do ECG são outras dificuldades relatadas pela equipe do setor de emergência. Um fluxo de trabalho e uma proposta de implantação do protocolo clínico foram apresentados com o intuito de dar maior rapidez e eficiência no atendimento do paciente com dor torácica. O conteúdo descrito no fluxo de trabalho e no protocolo clínico foram validados, utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), obtendo o escore médio de 0,992,refletindo o alto grau de concordância entre os peritos, e abrindo perspectiva para a implantação do fluxo de trabalho e do protocolo clínico junto ao setor de emergência de uma UPA do munícipio de Maringá-PR.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciemedsaudetrans-005