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O efeito de oficinas de consciência fonológica e práticas de letramento em pré escolares e em seus pais

Oliveira FPD;
Bagetti T

Franciele Pacheco De Oliveira

Tatiana Bagetti


Abstract

O presente estudo teve como objetivo investigar se oficinas de consciência fonológica e práticas de letramento promovem melhoras nas habilidades de consciência fonológica em pré-escolares matriculados em uma escola da rede particular de ensino do Município de Nova Friburgo (RJ). Também objetivou-se investigar de forma geral as práticas de letramento dos pais das crianças. Considera-se que as habilidades de consciência fonológica são essenciais para a aquisição da leitura e escrita e podem funcionar como preditoras do processo de alfabetização, prevenindo futuras alterações neste processo. Práticas de letramento estão relacionadas à função social da leitura e são importantes mesmo antes da alfabetização, pois influenciam o interesse pela leitura e o modo como as crianças relacionam-se com o mundo letrado. Foi realizada uma pesquisa experimental do tipo transversal. A amostra foi constituída por 10 participantes com idade de 5 anos, matriculados no 3° período da pré-escola e divididos em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), cada grupo com 5 participantes. Primeiramente houve avaliação da consciência fonológica de todas as crianças e foram investigadas as práticas de letramento utilizadas nos dois grupos (GC e GE), com o questionário enviado aos pais. Posteriormente, foram aplicadas 13 oficinas de consciência fonológica e práticas de letramento no Grupo Experimental e os grupos foram reavaliados, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. As habilidades de consciência fonológica estimuladas foram: aliteração, rima e sílaba. Houve uma comparação entre as avaliações iniciais e finais de cada grupo para verificar a eficácia de tais estimulações. A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que a diferença estatisticamente significativa ocorreu nas habilidades de consciência fonológica geral síntese silábica, identificação de sílaba medial, exclusão e produção de palavras com o som dado no grupo experimental, quando comparado ao grupo controle. Em relação ao questionário aplicado aos pais, foi observado maior evolução no GE em relação a algumas práticas de letramento após a realização das oficinas. Portanto, a partir da realização deste estudo, pode-se verificar que as oficinas de consciência fonológica aliadas a práticas de letramento foram efetivas promovendo melhoras nas habilidades fonológicas, podendo influenciar algumas práticas de letramento. Sabe-se que a intervenção do letramento não foi aplicada diretamente aos pais, mas a intervenção com as crianças pode influenciar no comportamento dos pais. Estes resultados demonstram o quanto é essencial o enfoque conjunto destas habilidades antes do período da alfabetização e o quão é importante o trabalho de letramento que pode ser realizado com os pais e na escola. 

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-052


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Copyright (c) 2023 Franciele Pacheco De Oliveira, Tatiana Bagetti

Author(s)

  • Franciele Pacheco De Oliveira
  • Tatiana Bagetti