Abstract
A Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são fundamentais para o desenvolvimento das disciplinas que regem os cursos de Engenharias. A última versão vigente, Resolução CNE/CES N°2/2019, enfatiza o desenvolvimento de competências, abrangendo competências técnicas e de gestão, como também a questão de comunicação, trabalho em equipe, ética profissional e aprendizagem autônoma. Desse modo, uma turma da disciplina de Engenharia Urbana, contemplada 4 tipos de competências, sendo elas Gerais, Técnicas, intrapessoais e Interpessoais, se apresenta como objeto de estudo deste trabalho. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo avaliar o nível de compreensão das competências aplicadas na disciplina, sendo o nível baixo, médio e alto de compreensão. Os resultados obtidos foram variados entre a porcentagem de compreensão distribuída nos níveis alto, médio e baixo, porém tendo o maior êxito em alta compreensão das competências.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-023