Abstract
O contexto da Educação Especial associada ao avanço da inclusão escolar nos últimos anos, têm permitido observar uma quebra de paradigma com o aumento do número de alunos matriculados na escola regular, com algum tipo de deficiência em atendimento à legislação nacional. É inegável que a educação inclusiva, a partir da década de 90, quando da Declaração Mundial de Educação para Todos, em 1990, da Declaração de Salamanca, em 1994 e, também, da Cúpula Mundial de Educação em Dakar, em 2000, vem se aprimorando nos mais diversos contextos. No Brasil, a escola chamada regular, passou a ser o local preferencial para a integração junto a sociedade, a partir de políticas públicas implementadas pelo governo federal. De fato, as políticas públicas, no Brasil, que regulamentam a educação escolar de pessoas com deficiência têm apresentado significativos avanços apesar dos sérios problemas e desafios enfrentados e que devem ser superados por uma construção contínua. Desta forma, a partir da perspectiva histórica traçada por intermédio de um referencial teórico da educação especial e inclusiva, que se estabelece o objetivo maior deste trabalho: Analisar sob a ótica da educação especial na perspectiva por uma da educação inclusiva as propostas e desafios das políticas públicas no Brasil. Ao final, foi possível concluir que os desafios por políticas públicas para uma educação especial e inclusiva são muitos, mas que o Brasil, alinhado as diretrizes internacionais vem trabalhando, ainda que de forma lenta, de forma sistemática e contínua para o atendimento do público-alvo desta política.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-121