A ENFERMAGEM INVESTIGANDO DEFICIT DE ACUIDADE VISUAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • José Marcos Nunes Benevenute
  • Teresa Cristina Ferreira da Silva
  • Aline Gambart da Silva Ferreira
  • Taynara Ribeiro da Silva
  • Vanessa Suhett Fernandes Freitas
  • Vera Maria da Rocha Rondelli

Keywords:

Acuidade Visual, Saúde Escolar, Triagem, Aprendizagem, Atenção Primária à Saúde

Abstract

Este estudo investiga deficit de acuidade visual em ingressantes no ensino médio integrado do Ifes - Campus Alegre (ES), com objetivo de identificar o perfil visual dos estudantes e necessidade de encaminhamento à rede pública especializada. Trata-se de pesquisa transversal, realizada com estudantes de escola pública, utilizando a tabela de Snellen e questionários estruturados. A maioria dos alunos apresentaram visão normal, 56% nunca fizeram exame de acuidade visual, 5,9% apresentou visão reduzida, e 4% necessitavam de ajustes na correção óptica. A renda não foi um fator limitante para avaliação oftalmológica, com 66,21% de famílias de baixa renda. Evidenciou importância da triagem realizada por enfermeiros na atenção primária, contribuindo para a saúde ocular e possivelmente no desempenho acadêmico. Reforça a necessidade de avaliações periódicas e propõe ampliação das parcerias institucionais para fortalecimento do Programa Saúde na Escola. Sugere a avaliação oftalmológica nas estratégias de saúde e educação dos Institutos Federais, a fim de minimizar déficits na aprendizagem e melhorar a qualidade de vida dos estudantes.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.009-001

Published

2025-04-25

How to Cite

Benevenute, J. M. N., da Silva, T. C. F., Ferreira, A. G. da S., da Silva, T. R., Freitas, V. S. F., & Rondelli, V. M. da R. (2025). A ENFERMAGEM INVESTIGANDO DEFICIT DE ACUIDADE VISUAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Seven Editora. Retrieved from https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6996