Abstract
O ensino da Química no contexto da Educação Básica tem sido objeto de discussão frequente entre professores e pesquisadores, especialmente no que diz respeito à falta de motivação dos estudantes para o aprendizado dos conteúdos da disciplina, considerados pela grande maioria dos alunos como abstratos e de difícil compreensão. Nesse cenário, muitas pesquisas mostram que as aulas experimentais podem desempenhar um papel crucial para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar como professores e estudantes avaliam a aula experimental frente ao aprendizado desses conteúdos. Desenvolvemos essa investigação a partir de um levantamento na internet de artigos relacionados à temática. Após analisarmos previamente vários trabalhos, cinco deles foram selecionados. Em seguida, lemos criteriosamente cada um deles e, a partir de algumas reflexões sob à luz do pensamento de vários estudiosos, elaboramos o relatório final da pesquisa. Os artigos descrevem atividades desenvolvidas por professores, e que foram aplicadas com estudantes de Química, tanto de escolas do Ensino Básico quanto de licenciatura. Elas apresentam, como foco principal, a realização de experimentos que possibilitam aos estudantes a observação de fenômenos químicos, suscitando questionamentos e reflexões. Em dois deles, a relação dos experimentos com a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é destaque, o que estimula consideravelmente a participação dos estudantes. Em cada artigo, os autores destacam as contribuições que a realização de experimento pode trazer para melhorar o ensino da Química na Escola Básica. A metodologia usada pelos autores para avaliar essas contribuições varia desde a aplicação de questionários antes e após a realização do experimento, até debates e discussões promovidas ao longo do desenvolvimento da atividade. Segundo os autores, além de despertar o interesse dos estudantes pelos conteúdos químicos, melhorando o aprendizado, a abordagem de forma experimental torna os assuntos da disciplina mais concretos e menos complicados, o que contribui para uma formação cidadã mais consciente e participativa. Finalizando os resultados e discussões, apresentamos nosso depoimento, enquanto aluna de Ensino Médio e de Graduação em Química, sobre a vivência com a experimentação química, enquanto estratégia pedagógica. Para que o ensino da Química adquira um caráter mais prático, urge investimentos em infraestrutura adequada, materiais e equipamentos de qualidade, além de uma formação docente voltada para a preparação de profissionais capacitados a desenvolver atividades de caráter experimental.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-058