Abstract
Introdução: Na vida acadêmica, toda informação é transmitida numa estrutura curricular que contempla a plena habilitação do futuro profissional. Certamente, é um desafio para os professores transmitirem o ensinamento prático em aulas expositivas e com carga horária limitada. É também um desafio para os alunos aprenderem, fixar e aplicar os conceitos transmitidos. Objetivo: Desenvolver um formulário eletrônico que possa coletar informações pertinentes à influência dos aplicativos mobile na rotina de estudos dos acadêmicos, bem como sua aplicabilidade. Metodologia: O método de investigação foi o desenvolvimento de um questionário online fechado classificado como exploratório, pois não há nenhuma pesquisa especificamente elaborada que relacione a influência de aplicativos mobile no auxílio da formação de estudantes na sua rotina acadêmica. Resultados e Discussão: Todos os dados coletados após serem compilados serão abertos no software Microsoft® Excel 2019 na plataforma Windows© versão 10 Pro 64 bits, que foi utilizado para ajustar as informações do arquivo com extensão. A tabulação será realizada no Microsoft Excel e os dados exportados para análise estatística no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 (IBM). Os dados serão expostos sob a forma de frequências absolutas e percentuais utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. Considerações Finais: O uso de aplicativos apresenta alguns desafios e vantagens para sua implementação, os desafios incluem o acesso a internet, conhecimento na utilização dos aplicativos e as vantagens são a conectividade, portabilidade, flexibilidade, autonomia dos estudantes e na realização de suas tarefas. A elaboração deste formulário digital poderá ajudar a compreender limitações quanto ao uso de dispositivos móveis nas práticas educacionais.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-101