Abstract
O milho é uma das culturas comerciais mais importantes com origem nas Américas. Embora de origem tropical, é cultivado em praticamente todas as partes do mundo. Destaca-se no cenário do agronegócio brasileiro como uma das mais importantes commodites. Antigamente se produzia sementes de uma safra para ser vendida apenas na safra do ano seguinte. Atualmente grande parte das sementes produzidas na safra já são comercializadas na “safrinha” e as produzidas na “safrinha” são comercializadas na safra. Portanto o beneficiamento de sementes de milho tem um papel fundamental na cadeia produtiva de sementes, sendo operacionalmente especializado quando comparado com o de outras grandes culturas. A espiga de milho normalmente é colhida, manuseada, despalhada e secada, para posteriormente ser debulhada, limpa, classificada, tratada e ensacada. As empresas se destacam no mercado internacional como líderes na produção de sementes, atendendo as mais específicas necessidades do produtor na hora de selecionar os materiais, safra após safra e os negócios da Pioneer no Brasil estão direcionados de forma mais intensa para o mercado de sementes de milho híbrido, pipoca e soja.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.032-003