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Vivências da monitoria nos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior durante a pandemia do novo coronavírus: Construindo teias e desatando nós

Caetano RO;
Pereira LR;
Prata AF;
Freire IG;
de Paula PAB

Roberta Oliveira Caetano

Letícia Ramos Pereira

Amanda Fernandes Prata

Isadora Gonçalves Freire

Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula


Keywords

Ensino Remoto Emergencial
Instituição de Ensino Superior
Novo CoronaVírus
Tutores

Abstract

Com o início da pandemia do novo Coronavírus houve a necessidade de criação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, houve uma redefinição do processo ensino-aprendizagem e do papel da monitoria. O enfoque deste estudo foi expor através da matriz SWOT ou FOFA as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do processo ensino-aprendizagem durante a adaptação para este novo modo de ensino. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado pelas discentes de odontologia enquanto monitoras dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da disciplina Sociologia da Saúde, durante o ERE. Foi possível analisar através deste estudo como fatores internos, forças e ameaças, que ajudaram no desenvolvimento da monitoria seriam a possibilidade de flexibilização do horário para tirar-dúvidas e o trabalho em equipe, e que atrapalhavam na conquista do objetivo foi a dificuldade de adaptação na plataforma e conciliar com as demais atividades estudantis. Quanto aos fatores externos, oportunidades e fraquezas, a experiência para vida acadêmica e profissional e o treinamento pelo CEAD para utilização da plataforma Moodle, foram fatores que ajudaram, e a resistência dos discentes e a falta de contato presencial para criação de vínculos foram vistos como fatores que atrapalharam. A monitoria no Ensino Remoto Emergencial foi essencial para estabelecer vínculos, mesmo com dificuldades, sendo de fundamental importância para que os discentes conseguissem se adaptar ao ERE. Além disso, o vínculo entre as monitoras e a docente se fortaleceu no decorrer do trabalho.

DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-032


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Roberta Oliveira Caetano, Letícia Ramos Pereira, Amanda Fernandes Prata, Isadora Gonçalves Freire, Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula

Author(s)

  • Roberta Oliveira Caetano
  • Letícia Ramos Pereira
  • Amanda Fernandes Prata
  • Isadora Gonçalves Freire
  • Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula