Abstract
A motivação/desmotivação presente nas escolas está relacionada à presença ou ausência de significados e sentidos desta instituição para os estudantes, o que torna importante refletir sobre como o envolvimento dos alunos com a aprendizagem vem sendo afetado pelas metodologias de ensino, pelas dinâmicas de aula e pelas poucas relações dos conteúdos com suas vivências. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório e tem como objetivo compreender a relação entre o sentido da escola e o interesse pelos estudos para alunos do 9° ano de uma escola pública do Estado do Paraná. A metodologia foi constituída por entrevistas com os estudantes. Os resultados demonstram que a função de ensino conferida à escola é compreendida pelos alunos e estes atribuem a ela papel importante para o seu futuro ao contribuir com o ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou na melhoria da qualidade de vida. As disciplinas mais atrativas para os estudantes costumam envolver temáticas relacionadas à profissão que desejam exercer, visto considerarem a utilidade que têm/terão em suas vidas. Entretanto, o sentido da escola é afetado negativamente pelas aulas vagas e/ou repetitivas, pela distância entre o conteúdo ensinado e o cotidiano, pelas relações interpessoais desrespeitosas no ambiente escolar, pela precariedade da estrutura física e pela falta de recursos humanos e materiais. Portanto, o sentido que os alunos veem na escola está diretamente ligado ao quanto o conhecimento transmitido/adquirido pode ser útil no presente e no futuro, como também ao tipo de aprendizado e experiências vivenciadas no ambiente escolar.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.020-014