Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O sentido da escola pela ótica dos estudantes

da Luz JCZ;
Branco MPS;
Borges RF

Julia Cristina Zeferino da Luz

Milena Pereira de Souza Branco

Roselania Francisconi Borges


Abstract

A motivação/desmotivação presente nas escolas está relacionada à presença ou ausência de significados e sentidos desta instituição para os estudantes, o que torna importante refletir sobre como o envolvimento dos alunos com a aprendizagem vem sendo afetado pelas metodologias de ensino, pelas dinâmicas de aula e pelas poucas relações dos conteúdos com suas vivências. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório e tem como objetivo compreender a relação entre o sentido da escola e o interesse pelos estudos para alunos do 9° ano de uma escola pública do Estado do Paraná. A metodologia foi constituída por entrevistas com os estudantes. Os resultados demonstram que a função de ensino conferida à escola é compreendida pelos alunos e estes atribuem a ela papel importante para o seu futuro ao contribuir com o ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou na melhoria da qualidade de vida. As disciplinas mais atrativas para os estudantes costumam envolver temáticas relacionadas à profissão que desejam exercer, visto considerarem a utilidade que têm/terão em suas vidas. Entretanto, o sentido da escola é afetado negativamente pelas aulas vagas e/ou repetitivas, pela distância entre o conteúdo ensinado e o cotidiano, pelas relações interpessoais desrespeitosas no ambiente escolar, pela precariedade da estrutura física e pela falta de recursos humanos e materiais. Portanto, o sentido que os alunos veem na escola está diretamente ligado ao quanto o conhecimento transmitido/adquirido pode ser útil no presente e no futuro, como também ao tipo de aprendizado e experiências vivenciadas no ambiente escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.020-014


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Julia Cristina Zeferino da Luz , Milena Pereira de Souza Branco, Roselania Francisconi Borges

Author(s)

  • Julia Cristina Zeferino da Luz
  • Milena Pereira de Souza Branco
  • Roselania Francisconi Borges