A psicologia e pedagogia sócio-histórica: Princípios epistemológicos

Authors

  • Kátia Rodrigues Montalvão Paias

Keywords:

Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Sócio-Histórica, Crítica

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a Psicologia e Pedagogia sócio-histórica como possibilidade de atuação dentro do ambiente escolar e de libertação do sujeito. Compreender os princípios epistemológicos sobre a psicologia e pedagogia Sócio-Histórica pode levar o sujeito a se libertarem de culpas pelo seu fracasso e adoecimento psíquico, assim como a esperança de construir uma nova sociedade que supere as desigualdades sociais.  A psicologia e a pedagogia Sócio-Histórica  é uma perspectiva crítica que pensa a realidade social, econômica e cultural como algo exterior ao Homem. Que é construído historicamente e politicamente pelos homens que estão no poder.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.020-007

Published

2024-08-20

How to Cite

A psicologia e pedagogia sócio-histórica: Princípios epistemológicos. (2024). Seven Editora, 105-115. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5357