Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Aplicação da taxonomia solo nos exame nacionais de matemática a do 12º ano

de Almeida Santos Pereira VC

Verónica Carla de Almeida Santos Pereira


Keywords

Avaliação das aprendizagens
Categorizar
Questões
Exames
Taxonomia
SOLO.

Abstract

Hoje temos consciência de que o ser humano evolui em consequência da sua interação sensorial com o mundo, construindo a sua intrincada relação de ações condicionadas pela perceção do que o rodeia e pela sua capacidade de criar e relacionar com o que apreende.

O conhecimento resulta de um processo de aprendizagem complexo, variável de indivíduo para indivíduo, mas que pode ser compreendido, sistematizado e definido.

Biggs e Collis elaboraram uma teoria, denominada Taxonomia SOLO, que nos fornece parâmetros para analisar e classificar os conteúdos de um processo de aprendizagem, através da descrição dos processos envolvidos na dialética pergunta/resposta, numa escala de complexidade. A dialética pergunta/resposta é, na sua génese, a ferramenta essencial de um momento determinante do processo de ensino – a Avaliação.

Este artigo apresenta uma análise de um processo de Avaliação qualitativa, tendo por base provas de avaliação da disciplina de matemática num contexto determinado e num período de tempo concretamente definido, através da análise e categorização de quatro questões dos diversos conteúdos avaliados. Como metodologia, seguimos os pressupostos da Taxonomia SOLO, num modelo de categorização desenvolvido e adaptado, onde seguimos uma matriz de classificação das questões que entendemos ajustada ao objeto da análise e fiel aos pressupostos de base.

DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-015


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Verónica Carla de Almeida Santos Pereira

Author(s)

  • Verónica Carla de Almeida Santos Pereira