Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Afirmação de identidades LGBTQIA+: um estudo na escola estadual Vasco Vasques, em Manaus

Gomes Guedes R

Regilson Gomes Guedes


Keywords

Gênero
Identidade de Gênero
LGBTQIA
Escola.

Abstract

O presente trabalho tem a pretensão de colaborar com a percepção sobre conteúdos ligados a gênero e sexualidade e analisar como essa temática é tratada numa escola pública de ensino médio da cidade de Manaus. Em busca desse objetivo, após levantamento de farto material bibliográfico, aplicou-se, entre professores da Escola Estadual Vasco Vasques, um instrumento de pesquisa, com o fito de identificar como o ambiente escolar conduz suas ações em relação ao seu público LGBTQIA+. Os dados resultantes dessa consulta, após sistematização devida, foram organizados em gráficos, com potencial para facilitar sua compreensão. O estudo constatou que a escola, em que pese a existência de diplomas legais e documentos norteadores do processo educativo, é reflexo da sociedade em que se encontra inserida: discriminatória, retrógrada e vinculada a certa resistência em criar mecanismos capazes de principiar um movimento favorável à aceitação das diferenças. Destacou a pesquisa que a escola precisa alinhar-se à essência plural e democrática que lhe constitui a concepção como forma de resgatar, efetivamente, o seu papel de não apenas transmitir conhecimento acumulado, mas formar consciências críticas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-011


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Regilson Gomes Guedes

Author(s)

  • Regilson Gomes Guedes