Abstract
O presente trabalho tem a pretensão de colaborar com a percepção sobre conteúdos ligados a gênero e sexualidade e analisar como essa temática é tratada numa escola pública de ensino médio da cidade de Manaus. Em busca desse objetivo, após levantamento de farto material bibliográfico, aplicou-se, entre professores da Escola Estadual Vasco Vasques, um instrumento de pesquisa, com o fito de identificar como o ambiente escolar conduz suas ações em relação ao seu público LGBTQIA+. Os dados resultantes dessa consulta, após sistematização devida, foram organizados em gráficos, com potencial para facilitar sua compreensão. O estudo constatou que a escola, em que pese a existência de diplomas legais e documentos norteadores do processo educativo, é reflexo da sociedade em que se encontra inserida: discriminatória, retrógrada e vinculada a certa resistência em criar mecanismos capazes de principiar um movimento favorável à aceitação das diferenças. Destacou a pesquisa que a escola precisa alinhar-se à essência plural e democrática que lhe constitui a concepção como forma de resgatar, efetivamente, o seu papel de não apenas transmitir conhecimento acumulado, mas formar consciências críticas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-011