Abstract
RESUMO
O presente trabalho norteou-se pelo objetivo geral que consiste na identificação da aplicabilidade da abordagem de Emmi Pikler no contexto escolar do Centro de Educação e Recreação Infantil Crescer, possuindo como base teórica o estudo realizado pela idealizadora da abordagem. Após identificar o objetivo que norteará a presente pesquisa, construiu-se os objetivos específicos. O primeiro se perfaz por meio da análise do acervo teórico publicado sobre a abordagem Pikleriana, bem como, seus pilares norteadores para a configuração de conceitos basilares do desenvolvimento infantil em crianças de zero a três anos. O segundo e o terceiro objetivo que se entrelaçam em meio as práticas e vivências do Centro Crescer, principalmente sobre a efetividade da aplicação da abordagem no Centro Crescer. Utilizou-se a análise documental para a construção do estudo bibliográfico, assim como a base do método dialético para a construção do referencial teórico, somado a isso, empregou-se o procedimento qualitativo exploratório, por se tratar de um estudo de caso do Centro de Educação e Recreação Infantil Crescer, além da aplicação dos procedimentos da pesquisa participante, pois a autora do presente estudo tornou-se objeto da pesquisa, ou seja, a investigação ocorre no local de trabalho da pesquisadora. Ainda, aplicou-se entrevistas semi-estruturada com caráter comprovatório para o estudo de caso. Ao concluir a pesquisa, evidenciou-se que a Crescer aplica a abordagem de Emmi Pikler, acolhendo as adversidades culturais apresentadas na região do Auto Uruguai, no entanto, isso não desqualifica a aplicação da abordagem em sua essência, pois ela é reforçada e reproduzida pela equipe escolar de forma contínua produzindo efeitos a longo prazo no desenvolvimento infantil das crianças.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-001