Abstract
Este artigo aborda o fenômeno de expansão da
educação a distância (EaD) no município de campina
grande, pertencente ao Estado da Paraíba em relação
ao contexto atual do Brasil, de acordo com os dados
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de
ingressantes em cursos de ensino a distância EaD no
Brasil ultrapassou a quantidade de estudantes que
iniciaram a graduação presencial, ao todo, 50,7%
(1.559.725) dos alunos que ingressaram em
instituições privadas optaram por cursos de EaD. Em
contraponto, 49,3% (1.514.302) dos estudantes
escolheram ingressar na educação de modo presencial.
Em comparação um estudo qualitativo, desenvolvido
através de um questionário virtual pesquisa
documental para apresentar através de dados
estatísticos, no município de campina grande PB,
observa-se que 64,9% dos que preencheram os
formulários realizam curso a distância, apenas 31,1%
realizam modalidade presencial a fim de refletir sobre
a síntese da aceitação e benefícios da educação a
distância nesse município, através de políticas
governamentais inovadoras e projetos em períodos
pandêmicos, além das flexibilidades que o modelo
remoto oferece vem atraindo novos estudantes nos
últimos anos, mostram um crescimento da educação,
outro fator que contribuiu diretamente para o aumento
do EaD no Brasil é a flexibilidade que o modelo
oferece. Assim, o curso a distância vem ganhando
cada vez mais espaço e conquistando muitas pessoas
nesse município, onde os estudantes passaram a
conciliar o trabalho com os estudos.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-017