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Os desafios do ensino de matemática na Guiné-Bissau: Análise de exame de ASECNA

Sané A;
Cá LO

Amadu Sané

Lourenço Ocuni Cá


Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma suscinta os desafios de ensino de matemática na Guiné-Bissau: analisar de exame de Agência de Segurança para Navegação Aérea (ASECNA) que é uma agência de segurança da sub-região. Entretanto, antes de focar sobre ensino de matemática na Guiné-Bissau, procuraremos abordar um pouco sobre as dificuldades antecedentes, que são as dificuldades do ensino guineense no seu todo. Nessa perspectiva, serão abordados alguns fatores que impedem o avanço do ensino guineense em comparação com países vizinhos. O exemplo concreto é a falta de investimento na educação. Além do mais, em parte falta de domínio do conteúdo programático pelos professores de ensino primário, tendo em conta muitos deles não são de área.  No caso de ensino de matemática, se nota a importância de participação do governo na formação dos professores capacitados que podem disseminar o conhecimento matemático e mostrar a sua importância no cotidiano da sociedade. Quanto ao exame de ASECNA destacaremos a importância da participação dos guineenses nas suas três escolas que são: ERNAM (Escola Regional de Navegação e Gestão Aérea) com sede em Dakar, EAMAC (Escola Africana de Meteorologia e Aviação Civil) com sede no distrito de Plateau, Niger e ERSI (Escola Regional de Segurança contra Incêndios) sediada em Douala, Camarões.

Por conseguinte, o nível da exigência das provas nunca esteve ao alcance dos estudantes guineense. O fator limitante é a língua. As provas são geralmente, feitas na língua inglesa ou francesa, isso tem impossibilitado a Guiné-Bissau a participar das competições e lograr vagas, isto se deve em grande parte por falta de aquisição de conhecimento suficiente dos alunos na matemática. Então, essas perdas são prejudiciais para o país, sendo um estado membro da organização que por direito merece conquistar essas vagas para o seu desenvolvimento no futuro próximo. Em síntese, o desafio de ensino de matemática na Guiné-Bissau é da extrema importância, visto que o país possui poucos professores de matemática na educação básica e no superior, para alavancar esse setor, com certeza, traria beneficio para a toda a sociedade guineense.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-058


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Copyright (c) 2023 Amadu Sané , Lourenço Ocuni Cá