Contribuições de uma experiência educativa docente com aula prática para ensinar piscicultura no ensino médio integrado em zootecnia

Autores

  • Daniella Aparecida de Jesus Paula
  • Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz
  • Michele de Oliveira Mendonça

Palavras-chave:

Educação tecnológica, Piscicultura, Qualidade de água

Resumo

Objetivou-se analisar a contribuição da aula prática sobre parâmetros de qualidade da água para a piscicultura como ferramenta auxiliar no processo ensino e o desempenho dos estudantes do curso técnico em zootecnia integrado ao Ensino Médio do IFSUDESTE MG, Campus Rio Pomba. A atividade constituiu-se da observação de uma situação-problema com a investigação da qualidade da água dos tanques do Setor de Piscicultura pelos parâmetros: transparência, oxigênio dissolvido, temperatura, amônia e nitrato. Os estudantes participaram ativamente, confeccionaram o Disco de Secchi e redigiram dez relatórios com características de aprendizado prático. A atividade revelou-se essencial desenvolvimento do aprendizado sobre os conceitos importantes de qualidade de água.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-030

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Contribuições de uma experiência educativa docente com aula prática para ensinar piscicultura no ensino médio integrado em zootecnia. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2603