Abstract
Este artigo pretende explanar o título que irá descrever sobre; adolescentes em ensino médio: inclusão, protagonismo e empoderamento, a temática justifica-se ao olhar o programa de protagonismo juvenil, implementado no ensino médio nas escolas integrais de Pernambuco, os avanços encontrados e evidenciados nas unidades escolares, a promoção do protagonismo, vislumbrando a autoestima elevada dos estudantes, a inclusão e com isso o seu empoderamento. A metodologia evidencia uma pesquisa bibliográfica, se respaldando no teórico Edgar Morin, alguns autores que corroboram com a epistemologia humanista e sua complexidade. Para o arcabouço teórico também foram pesquisados artigos científicos, no scielo, livros, dissertações e revistas cientificas para embasar a pesquisa; com uma abordagem qualitativa as impressões são descritas de forma empírica e subjetiva. Teremos dois capítulos, o primeiro: A inclusão dos adolescentes no ensino médio, decorre sobre a inclusão dos adolescentes no ensino médio, o encontro com seus pares de forma bastante peculiar, pois procuram se “encaixar”, se agrupando por afinidades, quer sejam intelectuais, emocionais ou espirituais. O segundo capitulo o protagonismo e o empoderamento que resulta em inclusão, decorre sobre a tomada da decisão para que a inclusão aconteça, o compromentimento das politicas publicas do Estado Pernambuco, a trajetoria das escolas do integral em relação ao programa de protagonismo. O protagonismo juvenil , inclusão, a autoestima e empoderamento se misturam em uma relação simbiótica onde uma depende da outra para apropriação de ações que irão ajudar na vida pessoal e profissional. As relações interpessoais na educação integral com os protagonistas perpassa por diversas fases de crescimento, verificou-se que estas fases de crescimento são apropriações de ideias e ideais de transformação.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-029