Mapeamento das pesquisas realizadas pelo grupo EDUCIM a respeito das ações docentes em aulas de Química
Keywords:
Estado de conhecimento, Aulas de Química, Ação docenteAbstract
O presente artigo procura mapear a produção de integrantes do grupo de pesquisa EDUCIM, em um recorte de estudos a respeito das ações docentes em aulas de Química, em artigos científicos, dissertações e teses. Utilizou-se a metodologia do estado de conhecimento na forma inventariante e descritiva combinada à análise de conteúdo de Bardin, tentando responder às seguintes questões: quais as características das aulas investigadas nestas produções? quais abordagens teóricas e metodológicas orientaram as investigações? E, quais categorias de ação docente foram evidenciadas pelos pesquisadores das produções analisadas? À vista disso, em um primeiro movimento, fez-
-se uma busca do corpus nos sites do grupo de pesquisa e do Programa de Pós-Graduação, ao qual o grupo está vinculado. Os resultados revelaram um total de 14 produções sobre a temática, sendo 7 artigos, 3 dissertações e 4 teses. Essas produções são constituídas, predominantemente, por ações docentes analisadas em ambientes diferenciados de ensino, apresentam comumente a abordagem descritiva e algumas vezes combinada com a conexiva e a abordagem teórica que mais se realçou nos artigos é a orientada à formação de professores. A categorização das ações presentes nessas investigações foi dividida em dois grupos, as ações específicas (63 categorias de ações docentes) e as recorrentes (18 categorias de ações docentes), em que diferentes fatores influem para a sua ocorrência. Sublinha-se que os pesquisadores precisam avançar além da descrição, fundamentados teórica e metodologicamente em suportes explícitos rumo à compreensão do porquê ocorre determinada ação e aprofundamento no estudo da conexidade das ações.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Belém Júrcia Violeta Macie, Sergio de Mello Arruda , Fabiele Cristiane Dias Broietti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.