A educação matemática na educação de jovens e adultos (EJA): Princípios e fundamentos
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem Matemática, Práticas EscolaresAbstract
RESUMO
O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA e a Matemática afim de situá-la no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita nessa modalidade de ensino. Sob foco do público atendido pela EJA, é que a interlocução entre essa modalidade de ensino e a Matemática torna-se imprescindível haja visto que assim como nos outros âmbitos de ensino a EJA tem características específicas, pois trata-se de Jovens e Adultos que estão no início do processo escolarização ou continuarão nele. Nesse sentido o texto que se apresenta trata-se de um ensaio bibliográfico, apoiado em teóricos que se debruçam na temática, buscando uma contribuição nas reflexões em relação às práticas escolares e as diversidades culturais presentes no contexto escolar. Desta forma, acreditamos que o trabalho venha a contribuir para repensá-lo do contexto pedagógico no ensino de Matemática de forma significativa, no desenvolvimento de capacidades e habilidades, como: raciocínio lógico para resolução de problemas, levantamento de hipóteses criação de estratégias, conhecimentos matemáticos. Os estudos reforçam as concepções a respeito da importância dos princípios e fundamentos na EJA no assim como o ensinar e aprender, possibilitando o conhecimento, aprendizagem e o significado da Matemática em nossa sociedade.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Douglas Carvalho de Menezes, Camila Rezende Oliveira, Cjana Vieira Lopes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.