A educação matemática na educação de jovens e adultos (EJA): Princípios e fundamentos

Authors

  • Douglas Carvalho de Menezes
  • Camila Rezende Oliveira
  • Cjana Vieira Lopes

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem Matemática, Práticas Escolares

Abstract

RESUMO
O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA e a Matemática afim de situá-la no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita nessa modalidade de ensino. Sob foco do público atendido pela EJA, é que a interlocução entre essa modalidade de ensino e a Matemática torna-se imprescindível haja visto que assim como nos outros âmbitos de ensino a EJA tem características específicas, pois trata-se de Jovens e Adultos que estão no início do processo escolarização ou continuarão nele. Nesse sentido o texto que se apresenta trata-se de um ensaio bibliográfico, apoiado em teóricos que se debruçam na temática, buscando uma contribuição nas reflexões em relação às práticas escolares e as diversidades culturais presentes no contexto escolar. Desta forma, acreditamos que o trabalho venha a contribuir para repensá-lo do contexto pedagógico no ensino de Matemática de forma significativa, no desenvolvimento de capacidades e habilidades, como: raciocínio lógico para resolução de problemas, levantamento de hipóteses criação de estratégias, conhecimentos matemáticos. Os estudos reforçam as concepções a respeito da importância dos princípios e fundamentos na EJA no assim como o ensinar e aprender, possibilitando o conhecimento, aprendizagem e o significado da Matemática em nossa sociedade.

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-010

Downloads

Additional Files

Published

2023-08-28

How to Cite

A educação matemática na educação de jovens e adultos (EJA): Princípios e fundamentos. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2468