Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

A educação matemática na educação de jovens e adultos (EJA): Princípios e fundamentos

de Menezes DC;
Oliveira CR;
Lopes CV

Douglas Carvalho de Menezes

Camila Rezende Oliveira

Cjana Vieira Lopes


Keywords

Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem Matemática
Práticas Escolares

Abstract

RESUMO
O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA e a Matemática afim de situá-la no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita nessa modalidade de ensino. Sob foco do público atendido pela EJA, é que a interlocução entre essa modalidade de ensino e a Matemática torna-se imprescindível haja visto que assim como nos outros âmbitos de ensino a EJA tem características específicas, pois trata-se de Jovens e Adultos que estão no início do processo escolarização ou continuarão nele. Nesse sentido o texto que se apresenta trata-se de um ensaio bibliográfico, apoiado em teóricos que se debruçam na temática, buscando uma contribuição nas reflexões em relação às práticas escolares e as diversidades culturais presentes no contexto escolar. Desta forma, acreditamos que o trabalho venha a contribuir para repensá-lo do contexto pedagógico no ensino de Matemática de forma significativa, no desenvolvimento de capacidades e habilidades, como: raciocínio lógico para resolução de problemas, levantamento de hipóteses criação de estratégias, conhecimentos matemáticos. Os estudos reforçam as concepções a respeito da importância dos princípios e fundamentos na EJA no assim como o ensinar e aprender, possibilitando o conhecimento, aprendizagem e o significado da Matemática em nossa sociedade.

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-010


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Douglas Carvalho de Menezes, Camila Rezende Oliveira, Cjana Vieira Lopes

Author(s)

  • Douglas Carvalho de Menezes
  • Camila Rezende Oliveira
  • Cjana Vieira Lopes