Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Metodologias ativas, formação médica e promoção de saúde: Revisão de literatura

Felipe Ribeiro Lamonier

Bruna Aparecida Nunes Marra

Guilherme Moreira Borges Araujo

Laís Moreira Borges Araujo


Abstract

Há alguns anos, debates acerca da Educação em Saúde no ensino superior e a necessidade de formar profissionais que estejam em consonância com os princípios preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), existem nas instituições de ensino e na esfera governamental da saúde. As metodologias ativas podem favorecer a autonomia do estudante, desde as simples àquelas que requerem uma readequação física e/ou tecnológica das instituições. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional dos últimos sete anos, sobre as metodologias ativas de aprendizagem presentes na formação médica e sua relação com os princípios da Promoção de Saúde. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática utilizando as bases de dados PubMed, LILACS e SCIELO. Foram utilizados e analisados 14 artigos. A maioria das publicações evidenciam efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino. Essas estão consonantes com os princípios do SUS, ao possibilitar a formação de médicos competentes, autônomos, empoderados, pesquisadores e estudiosos, com capacidade crítica e reflexiva e habilidades de trabalhar em equipe.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciemedsaudetrans-003


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Felipe Ribeiro Lamonier, Bruna Aparecida Nunes Marra, Guilherme Moreira Borges Araujo, Laís Moreira Borges Araujo

Author(s)

  • Felipe Ribeiro Lamonier
  • Bruna Aparecida Nunes Marra
  • Guilherme Moreira Borges Araujo
  • Laís Moreira Borges Araujo