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Avaliação de cardápios em escolas municipais de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul

Guioti MR;
Helbig E;
Silva CS

Mariana Ribeiro Guioti

Elizabete Helbig

Catia Silveira da Silva


Abstract

Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar objetiva ofertar refeições que garantam uma alimentação saudável e adequada durante a permanência do aluno na escola. O acompanhamento periódico a fim de investigar possíveis intervenções necessárias se torna importante para a melhoria da qualidade da alimentação ofertada aos escolares. Objetivo: Avaliar qualitativamente as preparações do cardápio mensal de escolas públicas da zona urbana de  uma cidade do interior do RS. Métodos: Analisou-se cardápios planejados para o primeiro semestre de 2020 das escolas municipais da rede básica, por meio do método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio Escolar (AQPC Escolar), a adequação nutricional e das normas de acordo com as recomendações do PNAE e identificação do modo de processamento dos alimentos ofertados conforme orientado pelo Guia Alimentar para População Brasileira. Os resultados foram apresentados como percentuais em relação ao total de dias analisados e, comparados com parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Resultados: Verificou-se a média na oferta dos alimentos Recomendados de 51,6% e dos Controlados de 21,6%, ultrapassando o ponto de corte de alerta proposto pela metodologia. Adicionalmente foi observado a adequação dos cardápios de acordo com as recomendações e normas do PNAE, onde foi vista a necessidade de algumas melhorias. Referente ao modo de processamento dos alimentos ofertados na merenda escolar, de acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira, foi vista uma alta oferta de alimentos industrializados e, em parte, baixa oferta de frutas in natura, saladas e leite e derivados. Conclusão: Há necessidade de revisão dos cardápios, aumentando a oferta de alimentos da categoria Recomendados e reduzindo a de alimentos da categoria Controlados.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-115


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Mariana Ribeiro Guioti, Elizabete Helbig

Author(s)

  • Mariana Ribeiro Guioti
  • Elizabete Helbig
  • Catia Silveira da Silva