Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Processos de participação democrática na formação de professores na Rede Municipal de Manaus

Xavier JLA;
Souza ACR

Jhonatan Luan de Almeida Xavier

Ana Cláudia Ribeiro de Souza


Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma experiência com formação de professores na rede pública de Manaus e como ela dialoga com as questões da participação da sociedade nos debates acerca do conhecimento tecnológico, analisando as atividades de formação continuada de professores dentro da Gerência de Tecnologia Educacional da SEMED/Manaus. Buscamos trazer uma experiência teórico-prático contemporânea que discorre sobre a importância da formação continuada na vida escolar, pontua a participação da sociedade como importante para o avanço da mesma em consonância com a tecnologia. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica para analisar os processos de participação dos professores nas decisões sobre a formação continuada em 2021. Como resultados observamos que estratégias de participação dos docentes nos assuntos que que tratam da formação continuada contribuíram para a construção da proposta formativa em 2021, em uma equipe na Gerência de Tecnologia Educacional da SEMED/Manaus, democratizando os processos formativos e atendendo a uma demanda presente no contexto educacional daquele período. Ao mesmo tempo, revelamos a necessidade de ampliação dessa participação para que os professores possam emergir para uma nova visão do uso da tecnologia e do ensino tecnológico, como forma de ressignificar os fenômenos sociais a partir de debates amplos, e não restritos a um pequeno grupo social.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-060


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Jhonatan Luan de Almeida Xavier , Ana Cláudia Ribeiro de Souza

Author(s)

  • Jhonatan Luan de Almeida Xavier
  • Ana Cláudia Ribeiro de Souza