Escola bilíngue pública: Um estudo sobre o processo de internacionalização curricular de uma escola estadual do Rio de Janeiro

Authors

  • Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt
  • Antonio Flavio Barbosa Moreira

Keywords:

Educação Bilíngue, Internacionalização Curricular, Currículo, Ensino Médio

Abstract

A partir da década de 90, houve uma grande expansão das escolas particulares Bilíngues de Prestígio no Brasil. Entre 2014 e 2016, o estado do Rio de Janeiro inaugurou as cinco primeiras escolas bilíngues públicas do país dessa modalidade.  Mediante esse contexto, buscou-se compreender como se dá o processo de internacionalização curricular de uma escola bilíngue pública. Foram seguidas as etapas da pesquisa qualitativa: a observação, que consiste no contato direto do pesquisador com a realidade; a entrevista, que proporciona o aprofundamento das informações e a análise documental, que possibilita que os dados coletados sejam mais completos e complementem outras informações pertinentes à pesquisa. Esse trabalho evidencia uma integração na unidade escolar pela busca da internacionalização deste currículo em ação, o qual é fundamental para o processo de formação de um sujeito em um mundo globalizado.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-058

Published

2023-06-06

How to Cite

Escola bilíngue pública: Um estudo sobre o processo de internacionalização curricular de uma escola estadual do Rio de Janeiro. (2023). Seven Editora, 786-806. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1492