Abstract
A proposta da pesquisa sobre a educação da criança surda consiste em compreender o luto e a superação do problema no processo de adaptação tanto da família ao fato, quanto da criança ao sistema de comunicação de sinais - LIBRAS. Os surdos são indivíduos que não escutam os sons, eles utilizam uma comunicação espaço-visual como o principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição, que é sua fala traduzida em gestos. Alguns pesquisadores desenvolveram uma cultura característica composta por sinais, criando para os surdos um mundo especial, utilizando uma comunicação por meio de sinais - LIBRAS, diferente da cultura tradicional oral/auditiva. É um mundo cercado de luz, cores, movimentos, expressões de tristeza e alegria, utilizando tudo que se pode captar com os olhos. O impacto de uma imagem para aquele que não ouve é intensa e causa maior impacto nele do que no ouvinte. A comunicação com a pessoa surda deve ser cuidadosa e atenta, em função da sua grande capacidade de captação de sinais, seja ela criança ou adulto – eles ouvem os movimentos do corpo do outro. Para os ouvintes, ser surdo é apenas não ouvir, pois não alcançam a extensão do que significa não ouvir. Entre todos os tipos de deficiência, na infância, a surdez é a que causa as situações mais confusas e controversas.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-052