Abstract
Este artigo abrange a área de concentração em Linguística abrange a linha de pesquisa em Linguística aplicada, com sua subárea em gêneros textual e apresenta como tema: Leitura de Texto Multimodal do Livro Didático, o mesmo visa através do questionamento da situação problema, a saber: De que maneira o professor explorou a leitura de textos multimodal no livro didático nas aulas de Língua Portuguesa? Assim sendo o objetivo geral foi de investigar de que forma o professor explorou a leitura de texto multimodal no livro didático, elencamos as ideias centralizadas nos pensamentos dos seguintes autores: Marcuschi (2008), Bakhtin ([1979]1992), Antreatta e Souza (2016), Rojo (2012), Odenildo Sena (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, dedutivo, descritiva, pois esta requer o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: como questionário e observação sistemática. Os resultados obtidos nas aulas de Língua Portuguesa, mostram que o instrumento relevante para exploração dos gêneros textuais foi o livro didático, Veredas da palavra (2016) volume 1 e 2 das autoras: Roberta Hernandes e Vima Lia Martin, na qual em todas as aulas abordaram através dos gêneros textuais várias temáticas, haja vista, que ambas as docentes trabalharam a leitura de texto multimodal. Porém não houve exploração das sugestões indicadas no livro didático de filmes, vídeos e sites, constatou-se que a escola não dispõe de um ambiente propício para desempenhar tais sugestões descritas no livro didático, o que torna um obstáculo que impede que se possa trabalhar de modo satisfatório os gêneros multimodais.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-040