CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COM RECOMENDAÇÕES PARA GESTANTES E PUÉRPERAS SOBRE A PANDEMIA
Palavras-chave:
Saúde da Mulher, COVID-19, Gestantes, Puérperas, Tecnologia Educacional, Estudo de ValidaçãoResumo
Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional de fácil acesso e compreensão do público-alvo com recomendações seguras para gestantes e puérperas sobre a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão de cartilha. Optou-se por um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: levantamento bibliográfico, construção de cartilha educativa e validação do material educativo por juízes e legitimação do mesmo por representantes do público-alvo. Para tanto, adotou-se o instrumento de avaliação “Suitability Assessment of Materials” (SAM) em sua versão traduzida e adaptada para o português. Esse instrumento avaliou vários aspectos do material, como conteúdo, aparência e adequação cultural. Resultados: 6,28% dos juízes avaliaram a cartilha como “ótima” e xx dos representantes do público-alvo a avaliaram da mesma maneira. Ambas as avaliações classificaram o material como “adequado”. Conclusão: A cartilha apresenta conteúdo e aparência adequados ao público-alvo. Contudo, algumas modificações são necessárias para a melhor adequação do material e maior aceitação do mesmo pelo público-alvo.