Caminhos da justiça: Autismo e a ética do cuidado como fundamentos para políticas públicas inclusivas na educação

Autores

  • Alessandro Severino Valler Zenni
  • Joyce Kelly da Silva

Palavras-chave:

Ética do cuidado, Transtorno do Espectro Autista, Dignidade humana, Direito Justo

Resumo

Este artigo analisa a relação entre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a ética do cuidado,  no contexto de políticas públicas inclusivas voltadas para a educação no Brasil. O objetivo principal é investigar como a ética do cuidado pode influenciar a criação e implementação de políticas que promovam a inclusão e proteção dos direitos das pessoas autistas, abordando questões como igualdade, acesso à educação, e a construção de uma sociedade mais inclusiva.  Na sociedade funcionalista dos papeis sociais e valores utilitários um imprescindível contorno à dignidade da pessoa humana e seus consectários valorativos, plasmados em normas princípio constitucionais marca um critério hermenêutico à construção da sociedade justa, fraterna e solidária. Políticas emancipatórias voltadas às crianças com TEA, implica na realização de direitos sociais, dando ênfase à máxima efetividade dos direitos fundamentais.  Outrossim, a ética do cuidado no direito social à educação de pessoas com TEA, abordando conceitos de Winnicott e Boff, e destacando a importância do afeto e do reconhecimento, excogitam a superação de modelos éticos assentados no legalismo e na cultura utilitarista, reescrevendo a história da fraternidade a se sobrepor ao funcionalismo dos riscos e cálculos no plano do engajamento social tão recorrente na sociedade das estatísticas e do orçamento.

DOI: 10.56238/ICongressSevenAppliedSocialSciences-021

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Publicado

2024-11-07