A fabricação de placas de circuito impresso e o ensino de química sob uma abordagem CTSA

Autores

  • Raquel Rodrigues Teixeira Benevides
  • Jovane Gonçalves dos Santos
  • João Henrique Vieira

Palavras-chave:

CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), Placas de circuito impresso (PCI), Reações de oxirredução, Ensino de ciências, Educação científica.

Resumo

A contextualização de atividades experimentais a partir da inclusão da vida cotidiana dos estudantes, e de conteúdos CTSA proporcionam uma visão mais ampla dos fenômenos químicos, ressignificando o papel da escola para a sociedade, dando significado às atividades experimentais e aos conteúdos científicos, contribuindo para a aprendizagem de conteúdos científicos e para a formação cidadã dos estudantes, logo este artigo visa apresentar uma atividade para o ensino de reações de oxirredução sob uma abordagem CTSA com a temática Placas de circuito impresso PCI). Ou seja, os estudantes construíram uma PCI e foram construídos com eles conteúdos CTSA acerca da extração de metais e o descarte de equipamentos eletrônicos. A presente atividade foi parte do projeto de ensino: "Atividades experimentais: a ciência e a tecnologia no cotidiano” desenvolvido no IFPR - Campus Barracão.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-021

Publicado

2024-07-20