Ensino, serviço e comunidade: A preceptoria como elo integrador

Autores

  • Bruno Santos Guimarães
  • Mário Lucio Neto
  • Silmara Nunes Andrade
  • Matheus Elias Fernandes Silva
  • Guilherme da Gama Ramos
  • Ana Cristina La Guardia Custódio Pereira
  • Flávia de Oliveira

Palavras-chave:

Odontologia, Preceptoria, Sistema Único de Saúde.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais estabeleceram as competências e habilidades para a formação do cirurgião dentista generalista. Os estágios curriculares devem ser desenvolvidos articulados com complexidade crescente ao longo do processo de formação do cirurgião-dentista e com supervisão docente. Os preceptores são profissionais da saúde com função de supervisão docente-assistencial que deve realizar a integração do ensino, serviço e comunidade no contexto do Sistema Único de Saúde. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência da preceptoria no curso de odontologia.  Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, realizado no período de setembro de 2023 a abril de 2024, em uma unidade de saúde da família, pelo preceptor cirurgião-dentista ao acompanhar os discentes do curso odontologia.  O preceptor deve ser capaz de propiciar ao discente uma visão geral da odontologia que ofereça resolubilidade para a maioria dos casos. Durante a realização da preceptoria os discentes tiveram a oportunidade de acompanhar e realizar inúmeras atividades, sendo elas: anamnese, acompanhamento e orientações a todos os ciclos de vida (crianças, adultos, gestantes e idosos); tratamento de internatos da Casa Dia (usuários de álcool e drogas em tratamento); atendimentos de urgência e emergência, tratamento de intercorrências  (fratura dentoalveolar, alveolite, pulpectonia, pulpotomia, abcessos, etc); cirurgias de pequena complexidade (extração de dentes, extração de raízes residuais); cirurgia oromenor, encaminhamento para endodontia; confecção de facetas; profilaxia, restaurações e higienização dos materiais odontológicos. Todos os atendimentos foram embasados na integralidade do cuidado buscando auxiliar e identificar as fragilidades de aprendizado discente. A preceptoria, através da supervisão docente-assistencial, foi capaz de propiciar aos discentes a realização dos atendimentos a integração entre ensino, serviço e comunidade atendida pelo no Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitando ao discente a articulação do conhecimento técnico à prática dos serviços com a realidade das comunidades atendidas pelo SUS.

DOI: https://doi.org/10.56238/homeIVsevenhealth-060

Publicado

2024-06-14