Atividades realizadas durante a preceptoria em uma unidade de Saúde da Familia
Palavras-chave:
Odontologia, Preceptoria, Sistema Único de Saúde.Resumo
A interação entre o ensino-serviço-comunidade do discente de graduação em odontologia, viabilizada a partir da preceptoria, pode possibilitar o contato do estudante com a prática no Sistema Único de Saúde. O preceptor orienta os atendimentos clínicos, as atividades realizadas durante a prática profissional com o preceptor vão desde procedimentos simples aos mais complexos e tem como princípio norteador o atendimento integral do paciente. Este estudo teve como objetivo relatar a vivência das atividades realizadas durante a preceptoria do curso de odontologia em uma unidade de saúde da família. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, realizado no mês de abril de 2024 pelo preceptor cirurgião-dentista e um acadêmico de odontologia em uma unidade de saúde da família. Foram realizados 23 (19,8%) atendimentos de urgência e 93 (80,2%) atendimentos de demanda programada, totalizando 116 atendimentos no mês de atividade prática. Percebe-se que a maioria dos atendimentos foram de demanda programada, agendadas de forma eletiva, porém quando necessário foram realizados atendimentos de urgência considerando a resolutividade da necessidade de saúde apresentada pelo indivíduo. Foram atendidos 60 (51,7%) pacientes adultos, 22 crianças (18,9%) e 11 idosos (29,4%). Dentre as atividades realizadas destacou-se o tratamento de alveolite, pulpectonia, pulpotomia, abcessos, extração de dentes, extração de raízes residuais, acesso a câmara pulpar, remoção no nervo e encaminhamento para endodontia, confecção de facetas, profilaxia, restaurações, exodontia, higienização dos materiais odontológicos, participação de reunião e discussão de casos com a equipe de saúde, atividade de educação em saúde em sala de espera. Dessa forma, considera-se que as atividades práticas realizadas durante a preceptoria do curso de odontologia em uma unidade de saúde foram capazes de realizar a articulação entre a teoria-prática-vivência em serviço, bem como oportunizar o discente realizar o atendimento de diversas situações odontológicas em todos os ciclos de vida.