Construção de um manual educativo para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer
Palavras-chave:
Enfermagem, Idoso, Doença de Azheimer.Resumo
O envelhecimento populacional tem ocorreido de forma progressiva e no Brasil apresenta uma curva de crescimento acelerada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a demência é um dos maiores desafios de saúde pública da atual geração, no qual o subtipo da Doença de Alzheimer corresponde constitui à maior parte dos casos diagnosticados. Neste contexto, este estudo teve como objetivo descrever a construção de um manual educativo para apoiar os cuidadores familiares de idosos com diagnostico de Doença de Alzheimer. Trata-se de um estudo descritivo, metodológico. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática nas bases de dados: CINAHL, SCOPUS/ Elsevier e Pubmed-Medline; utilizando-se os descritores “idoso”, “Alzheimer” e “cuidador”. A elaboração do manual educativo ocorreu na plataforma Figma, estruturado a partir dos aspectos emergentes no levantamento bibliográfico, considerando os aspectos de linguagem, ilustração e layout/design. Foi selecionado um grupo de pesquisadores especialistas na temática, por conveniência, para apoiar a construção do manual educativo. Os conteúdos elencados para comporem o manual educativo foram: O que é a doença de Alzheimer (DA)?; O que causa a doença de Alzheimer (DA); As Fases da doença de Alzheimer (DA); Os sintomas da doença de Alzheimer (DA); Como lidar com as alterações de comportamento na doença de Alzheimer (DA); Dicas de higiene, banho, alimentação, ambiente, atividades cognitivas e de memória; Referências Bibliográficas. O objetivo deste estudo foi alcançado, uma vez que o manual intitulado “O cuidado com idosos portadores de doença de Alzheimer (DA)” foi construído mediante seleção do conteúdo nas principais fontes acerca da temática. Como limitações deste estudo tem-se que a temática não se esgota nos tópicos abordados, porém, o excesso de conteúdo poderia tornar o material educativo extenso e cansativo, motivo pelo qual optou-se por abordar os principais tópicos sobre a temática.