Percepção dos estudantes sobre jogos educativos de anatomia como ferramenta complementar no ensino superior

Autores

  • Anicarine Ribeiro Leão
  • Luciana Takahashi Carvalho Ribeiro
  • Maria Conceição Florencio
  • Fernanda Peres Garcia de Oliveira
  • Juliana de Almeida Pachioni
  • Rafaela Silva Mendonça
  • Thalles Antonhy Duarte Oliveira

Palavras-chave:

Ensino de anatomia, Jogos educativos, Anatomia humana.

Resumo

O ensino de anatomia humana, fundamental para cursos na área da saúde, historicamente tem sido centrado na memorização, o que pode desmotivar os alunos. O método tradicional de ensino, baseado na transmissão de informações complexas, enfrenta dificuldades devido à linguagem técnica e à falta de engajamento dos estudantes. Diante desse cenário, métodos pedagógicos inovadores, como a aprendizagem baseada em jogos (APJ), surgem como uma alternativa promissora. Os jogos educativos oferecem uma abordagem dinâmica para tornar o aprendizado mais envolvente, alinhando-se à busca por métodos lúdicos que despertem interesse. Esta pesquisa explora o potencial dos jogos educativos no ensino de anatomia humana, considerando contribuições teóricas de estudiosos como Vygotsky e McGonigal. Estudos anteriores destacam a preferência dos alunos pelo uso de jogos como meio de aprendizagem e evidenciam a eficácia de diferentes formatos de jogos. Assim, investigações sobre o impacto dessas abordagens inovadoras na promoção de uma aprendizagem mais efetiva em anatomia são fundamentais.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-155

Publicado

2024-04-18