Educação e inclusão de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica: Inclusão de deficientes visuais

Autores

  • Aulinéia Souza da Silva
  • Júlio César Neves

Palavras-chave:

Educação tecnológica, Inclusão, Formação técnica de nível médio.

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso visa dissertar sobre a Educação e Inclusão de jovens e adultos na Educação Profissional e Tecnológica: inclusão de deficientes visuais, buscando a melhor maneira de inserção de deficientes nesta área. Além disto, procura discutir a inclusão como um recurso de socialização no Brasil, uma vez que os cursos técnicos buscam contemplar as diversas áreas onde possam atuar. Durante a pesquisa busca-se indagar como as instituições de educação profissional e tecnológica podem efetivamente promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência visual, garantindo que eles tenham acesso a oportunidades de aprendizado e treinamento técnico de qualidade e, ao mesmo tempo, abordando as barreiras e desafios específicos enfrentados por esse grupo na busca de educação profissional e tecnológica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, exploratória quanto aos objetivos; e documental no que se refere aos procedimentos. Os resultados do estudo foram atingidos, pois procurou vislumbrar melhorias na qualidade de ensino técnico, entendendo que a inclusão tecnológica é de total importância na vida de um adulto que busca educação mesmo seja um pouco mais tarde, a educação é muito importante em todas as idades.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-015

Publicado

2024-03-22