International Seven Journal of Multidisciplinary
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##

##plugins.themes.gdThemes.general.eIssn##: 2764-9547



Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenpublicacoes.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenpublicacoes.com.br

A formação do sujeito leitor: A oficina como pesquisa e intervenção no curso de pedagogia da UFPR

Almeida AB

Adriana Barretta Almeida


Resumen

Esse artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado que investigou o sujeito leitor no curso de pedagogia de uma universidade federal brasileira. O presente trabalho discute a oficina como procedimento teórico-metodológico de pesquisa-intervenção, utilizado na dissertação em questão. Apresentamos aqui a oficina como tecnologia relevante com a qual pesquisamos com o sujeito, e não simplesmente sobre o sujeito, numa cena dialógica onde pesquisador e pesquisados são coautores dos enunciados que resultam em um novo texto. A metodologia mostrou-se uma forma de intervenção na realidade pesquisada, e no nosso caso, um meio de ressignificar discursos institucionalizados. Concluímos que a oficina se reafirma, portanto, como uma proposta de pesquisa interventiva e transformadora, na qual são ressignificadas as práticas discursivas institucionalizadas.


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Adriana Barretta Almeida