Habilidades sociais: Assertividade, trabalho em equipe e autocontrole/ expressividade emocional na educação infantil

Autores

  • Andréia Cristina Sanches Trevizan
  • Cauã Oliveira Souza
  • Dâmaris Cristieli Caldas
  • Gabriel Zampieri Pacheco
  • Letícia Arice de Carvalho
  • Lucas Tank Donati
  • Maria Clara Gonçalves de Lima
  • Mariana Cortopasso da Silva
  • Paulo Capel Takassi
  • Fernanda Aparecida da Silva Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-019

Palavras-chave:

Crianças, Habilidades sociais, Trabalho em grupo, Sentimentos.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar o grau de conhecimento e prática das habilidades sociais, assertividade, trabalho em equipe e autocontrole/expressividade emocional nas crianças que participam do “Projeto Período Integral” no CEM Valdir Gonçalves de Lima, no munícipio de Votuporanga-SP. O trabalho é caracterizado como exploratório de cunho quanti-qualitativo, através de pré-pós teste e diário de campo nas atividades lúdicas propostas afim de identificar os conhecimentos das crianças sobre as habilidades escolhidas. O trabalho demonstrou que os pesquisados já possuíam entendimento sobre as habilidades sociais em questão, visto que os mesmos já apresentavam certo grau de conhecimento no pré-teste, não ocorrendo uma evolução expressiva no pós-teste, porém, mesmo tendo conhecimento sobre o assunto, não conseguem aplicá-lo no cotidiano escolar e familiar. Dessa forma, os objetivos foram alcançados por meio da criação de vínculo, mostrando formas práticas da utilização das habilidades sociais, fazendo com que os pesquisados aprendessem sobre o tema proposto de forma lúdica e divertida.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-12

Como Citar

Cristina Sanches Trevizan, A., Oliveira Souza, C., Cristieli Caldas , D., Zampieri Pacheco, G., Arice de Carvalho, L., Tank Donati, L., Clara Gonçalves de Lima, M., Cortopasso da Silva, M., Capel Takassi, P., & Aparecida da Silva Fernandes , F. (2024). Habilidades sociais: Assertividade, trabalho em equipe e autocontrole/ expressividade emocional na educação infantil. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(1), 270–284. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-019