A educação integral no contexto do novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-018Palavras-chave:
Educação integral, Implementação, Desafios.Resumo
O conceito de educação integral tem ganhado destaque como uma abordagem fundamental para garantir uma formação educacional completa, indo além do foco tradicional nos aspectos acadêmicos. Países como Finlândia, Suécia e Canadá são exemplos de sucesso na implementação desse modelo, associado a altos níveis de satisfação dos alunos e desempenho acadêmico. No Brasil, apesar do histórico de discussões sobre a educação integral, sua efetivação enfrenta desafios diante de desigualdades socioeconômicas e influências políticas. A implementação bem- sucedida da educação integral requer investimentos financeiros, mudança de mentalidade e abordagem, acompanhamento constante e colaboração entre diferentes partes interessadas. Essa abordagem visa não apenas o aspecto acadêmico, mas também o desenvolvimento socioemocional, físico e cultural dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI.
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