A educação integral no contexto do novo ensino médio

Autores

  • Reginaldo Neves Martins
  • Vânia Ferreira Costa de Oliveira
  • Maria Aparecida Rosa da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-018

Palavras-chave:

Educação integral, Implementação, Desafios.

Resumo

O conceito de educação integral tem ganhado destaque como uma abordagem fundamental para garantir uma formação educacional completa, indo além do foco tradicional nos aspectos acadêmicos. Países como Finlândia, Suécia e Canadá são exemplos de sucesso na implementação desse modelo, associado a altos níveis de satisfação dos alunos e desempenho acadêmico. No Brasil, apesar do histórico de discussões sobre a educação integral, sua efetivação enfrenta desafios diante de desigualdades socioeconômicas e influências políticas. A implementação bem- sucedida da educação integral requer investimentos financeiros, mudança de mentalidade e abordagem, acompanhamento constante e colaboração entre diferentes partes interessadas. Essa abordagem visa não apenas o aspecto acadêmico, mas também o desenvolvimento socioemocional, físico e cultural dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-12

Como Citar

Neves Martins, R., Ferreira Costa de Oliveira, V., & Aparecida Rosa da Silva Santos , M. (2024). A educação integral no contexto do novo ensino médio. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(1), 261–269. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-018