Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina morfofuncional e práticas integradas no curso de medicina: Um relato de experiência

Autores

  • André Luis Bernuzzi Leopoldino
  • Ana Laura Mouro Cervi
  • Elisabete Lilian Dair
  • Viviane Rodrigues Esperandim

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevjhv2n6-012

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, Monitoria, Anatomia, Escola médica.

Resumo

A disciplina Morfofuncional aliada às Práticas Integradas dentro do curso de Medicina envolve modalidades compostas por anatomia, biologia celular, fisiologia, histologia, histopatologia, práticas em laboratório, abordando os principais aspectos morfológicos, anatômicos e funcionais das células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. O Projeto de Monitoria em Anatomia Humana desempenha um papel de suma importância na consolidação do conhecimento e no desenvolvimento de maior interesse pela área entre os alunos monitorados, ao permitir maior contato com ambientes práticos, bem como com a experiência de alunos em períodos mais avançados do curso. As atividades de monitoria acontecem no laboratório morfofuncional e de Projetos Integrados (PI), que contam com grande acervo de peças sintéticas que apresentam grande semelhança com cadáveres, projetores, microscópios, incubadoras e locais de armazenamento de elementos biológicos. Diante disso, o presente estudo corresponde a um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pela monitoria dentro da disciplina Morfofuncional e Práticas Integradas. O objetivo do trabalho é relatar como funciona a modalidade da monitoria em uma Universidade Particular no interior do Estado de São Paulo, expondo as contribuições mútuas que tal atividade exerce, tanto para os alunos ingressantes no curso como para os monitores. Dessa maneira, as atividades realizadas durante esta auxiliaram os alunos participantes a se interessarem mais pelo conteúdo da disciplina, compreenderem a importância da anatomia e demais áreas para a carreira médica, além de desenvolver um profissional humano, crítico e reflexivo, com competências gerais estabelecidas em saúde, tomada de decisão, comunicação e liderança.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Luis Bernuzzi Leopoldino, A., Laura Mouro Cervi , A., Lilian Dair , E., & Rodrigues Esperandim , V. (2023). Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina morfofuncional e práticas integradas no curso de medicina: Um relato de experiência. International Seven Journal of Health Research, 2(6),  1520- 1532. https://doi.org/10.56238/isevjhv2n6-012