Qualidade do sono de acadêmicos de cursos da área da saúde do UNEC - Campus de Nanuque (MG)

Autores

  • Ana Carolina Bernardo Pereira
  • Patrícia Brandão Amorim
  • João Victor Soares de Aguilar
  • Lìvia Vicente Lopes
  • Maiko Nunes Souza

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevjhv2n4-014

Palavras-chave:

Sono, Estudantes, Qualidade de vida, Saúde do sono.

Resumo

Introdução: Uma alta quantidade de estudantes ligados a área da saúde tem sido relacionada a problemas com relação à má qualidade do sono, acendendo um alerta acerca da necessidade de promoção de programas de fomento a melhoria da duração e qualidade das horas de descanso noturno de estudantes de farmácia, enfermagem e fisioterapia. Objetivo: analisar a qualidade do sono dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia matriculados no turno noturno do UNEC - Campus de Nanuque. Metodologia: A presente pesquisa percorreu os pressupostos teóricos de uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório e descritiva, na qual buscou em uma instituição de ensino, a percepções de 70 estudantes matriculados na UNEC - Campus de Nanuque, por meio de um questionário contendo 10 perguntas estruturadas. Resultados: Cerca de 95% dos entrevistados dormem após as 23 horas, 72% demoram mais do que meia hora para dormir, 74% dormem menos que o recomendado pela associação médica, 51% classificam a qualidade de e 70% disseram que já ingeriram remédio para induzir o sono. Conclusão: O quadro de poucas horas de sono, justificou a utilização demasiada da automedicação e da busca por remédios para dormir, algo preocupante pois a usar medicamentos por conta própria pode ser donoso ao organismo dos estudantes. 

Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Carolina Bernardo Pereira, A., Brandão Amorim, P., Victor Soares de Aguilar, J., Vicente Lopes, L., & Nunes Souza, M. (2023). Qualidade do sono de acadêmicos de cursos da área da saúde do UNEC - Campus de Nanuque (MG). International Seven Journal of Health Research, 2(4), 620–637. https://doi.org/10.56238/isevjhv2n4-014

Edição

Seção

Articles