Resumen
INTRODUÇÃO: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento que acomete diversas crianças. Trata-se de um problema de saúde pública e se caracteriza pelas alterações comportamentais de desatenção, hiperatividade e impulsividade. OBJETIVOS: Diante da relevância do tema, o presente trabalho tem como finalidade abordar os métodos diagnósticos e tratamento do TDAH em crianças. METODOLOGIA: O trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura, por meio de pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SciELO. Como termos norteadores da busca, foram escolhidas as palavras: “TDAH”, “Crianças”, “Diagnóstico Clínico” e “Protocolo de Tratamento”. RESULTADOS: O diagnóstico precoce é de suma importância para o tratamento e prognóstico. Para que a criança seja diagnosticada com o transtorno, ela deve possuir um padrão persistente de desatenção e hiperatividade e o tratamento é feito por meio de medidas não farmacológicas eficientes, como a terapia cognitivo comportamental. CONCLUSÃO: É importante que o diagnóstico seja feito de forma correta para propiciar à criança uma boa qualidade de vida e reduzir os impactos e sintomas do transtorno.