International Seven Journal of Health Research
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##

e-ISSN: 2764-9415



Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenpublicacoes.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenpublicacoes.com.br

The impact of breastfeeding promotion campaigns in the context of human milk donation

Raiol TCS;
Silva EPS;
Miranda LCC;
Nascimento MG;
Oliveira ACS

Thayane Cristina Souza Raiol

Eullen de Paula dos Santos Silva

Luana Cristina Costa de Miranda

Mayko Guimarães Nascimento

Andrey Carlos do Sacramento de Oliveira


Abstract

O leite humano é o primeiro alimento e o mais seguro para os recém-nascidos (RN), sendo ofertado exclusivamente até o sexto mês de vida, pois é rico em proteínas e nutrientes que atendem todas as necessidades deste RN. Apesar de trazer benefícios tanto para a lactante, quanto ao lactente em alguns casos existem mães que não conseguem amamentar seus filhos com o próprio leite por determinados fatores. Com isto o banco de leite humano (BLH) tem grande importância para estes RN, pois através dele ocorre a coleta, o processamento e a distribuição de leite doado por outras nutrizes. Diante desta importância foi instituída a Lei Nº 13.435, de 12 de abril de 2017 que decreta o mês de agosto como mês alusivo a importância do aleitamento materno, e que consequentemente tem impacto na promoção a doação de leite. Este estudo buscou fazer um comparativo de captação de leite humano doado durante o mês de agosto que é mês de campanha e setembro que é um mês sem campanha, visando identificar o volume doado para um banco de leite referência no Estado do pará, e foi aceito pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Amazônia pelo CAAE: 51161621.1.0000.5274. Os resultados foram bem expressivos em, 18,67% (41.215ml) de captação a mais no mês de agosto, com a colaboração de cinco categorias que fazem esta captação de leite, que são: Rota, materno, doação, pólo e maternidades. O estudo mostrou a importância da campanha que faz promoção á saúde, tendo em vista que o leite humano doado salva vidas, e busca sensibilizar a população sobre o ato de amamentar e doar, buscando sempre o apoio e estímulo a esse gesto.


Author(s)

  • Thayane Cristina Souza Raiol
  • Eullen de Paula dos Santos Silva
  • Luana Cristina Costa de Miranda
  • Mayko Guimarães Nascimento
  • Andrey Carlos do Sacramento de Oliveira