The impact of breastfeeding promotion campaigns in the context of human milk donation
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevjhv2n5-016Keywords:
Aleitamento materno, Banco de leite humano, Promoção da saúdeAbstract
O leite humano é o primeiro alimento e o mais seguro para os recém-nascidos (RN), sendo ofertado exclusivamente até o sexto mês de vida, pois é rico em proteínas e nutrientes que atendem todas as necessidades deste RN. Apesar de trazer benefícios tanto para a lactante, quanto ao lactente em alguns casos existem mães que não conseguem amamentar seus filhos com o próprio leite por determinados fatores. Com isto o banco de leite humano (BLH) tem grande importância para estes RN, pois através dele ocorre a coleta, o processamento e a distribuição de leite doado por outras nutrizes. Diante desta importância foi instituída a Lei Nº 13.435, de 12 de abril de 2017 que decreta o mês de agosto como mês alusivo a importância do aleitamento materno, e que consequentemente tem impacto na promoção a doação de leite. Este estudo buscou fazer um comparativo de captação de leite humano doado durante o mês de agosto que é mês de campanha e setembro que é um mês sem campanha, visando identificar o volume doado para um banco de leite referência no Estado do pará, e foi aceito pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Amazônia pelo CAAE: 51161621.1.0000.5274. Os resultados foram bem expressivos em, 18,67% (41.215ml) de captação a mais no mês de agosto, com a colaboração de cinco categorias que fazem esta captação de leite, que são: Rota, materno, doação, pólo e maternidades. O estudo mostrou a importância da campanha que faz promoção á saúde, tendo em vista que o leite humano doado salva vidas, e busca sensibilizar a população sobre o ato de amamentar e doar, buscando sempre o apoio e estímulo a esse gesto.